terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Felicidade #16

  • Vivemos dias em que as pessoas desejam muito ser feliz!  A cada ano dizemos: FELIZ ANIVERSÁRIO! FELIZ PÁSCOA! FELIZ ANO NOVO!
Definição de felicidade:
  • Estado de quem é feliz. Bom êxito. Bem-estar. Contentamento. Prosperidade. Felicidade eterna, glória celestial. Bem-aventurança.
  • Não há nada de errado EM DESEJAR SER FELIZ, precisamos apenas entender a felicidade à luz da Palavra!
Exemplo de Naamã (2 Reis 5)
  • Quem era?
  • Um comandante respeitado e  cheio de conhecimento que levou o exército da Síria a  várias vitórias.
  • No entanto apesar do seu nome sugerir felicidade (“Prazer”) esse homem vivia angustiado pela lepra.
Muitos cristãos são assim: apenas nominais.
  • São chamados de cristão, evangélico, filho de Deus e isso  sugere também felicidade – “o povo mais feliz da terra”.
  • Mas muitos são como Naamã. Têm apenas o nome e na verdade sofrem por desconhecerem princípios que leva à cura perfeita.
“Precisamos muito pouco para ser feliz!”
  • A cura desse homem não veio pela fama, nem  pelo seu conhecimento ou capacidade, nem mesmo pelos recursos que possuía!
  • Na verdade veio pela influência de  pessoas muito simples! (Pelos servos, cujos nomes não são mencionados.) ““.
Quando nós olhamos para a Bíblia, descobrimos que o homem só pode ser feliz em Deus, e fora Dele não há a menor possibilidade disso.
  • Desde o princípio, Deus traça um caminho para que o homem seja pleno e feliz.
  • Esse caminho passa pela obediência! (Dt 28 – “Guardar / obedecer/ cumprir”
  • Por outro lado, vemos Satanás sutilmente propondo “alternativas” e atalhos para a felicidade.
  • Na realidade,  a quebra de princípio e a desobediência.
  • A estratégia ainda é a mesma. Aparência de verdade, mas negada pela sua eficácia.
  • Jesus diz: Eu sou o caminho, mas Satanás propõe atalhos!
  • Note que em outras palavras era isso  que Satanás disse a Eva: – “O que Deus não quer é que você seja plenamente feliz”
O que a Bíblia diz sobre ser feliz:
  • Esdras 8:21  Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso.
  • Jó 5:17  Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso.
  • Salmos 1:1   Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
  • Salmos 32:1  Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto.
  • Salmos 34:8  Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.
  • Salmos 40:4   Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira.
  • Salmos 41:1  Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal.
  • Salmos 84:5  Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,
  • Salmos 84:12  Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.
  • Salmos 94:12  Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei,
  • Salmos 112:1  Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos.
  • Provérbios 3:13 -  Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;
  • Provérbios 16:20 – O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no SENHOR, esse é feliz.
  • Provérbios 28:14   Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal.
Mas e quando estou andando de acordo com a palavra em obediência  e parece que não sou feliz??? Viva o “ainda que”!
  • Salmo 23 -  O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.  Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.
  • Salmos 27:3  Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.
  • Salmo 46 – Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.  Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam.  Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolações efetuou na terra. Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
  • Salmos 73:26  Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
  • Hb 3.17-19 – Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.  O SENHOR Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.
  • 1 Pedro 3:14  Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados
A felicidade está em aprender a viver confiando em Deus
  • Filipenses 4:11     Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
  • 2 Coríntios 4:17  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
  • João 16.33 -  Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Muitos tentaram ser feliz, abrindo mãos dos princípios!
  • Ló – Gn 13.11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma.  Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o SENHOR.
  • Judas – foi tentar ser feliz vendendo/ negociando Jesus.
Em nossos dias…
  • Maridos que deixam suas esposas por outras mulheres. ( Tenho o direito de ser feliz!!!)
  • A mentira do “seja eterno enquanto dure” tomando mentes e corações, enganando e apontando um caminho de felicidade que de fato não existe.
  • Provérbios 14:12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.
Em Deus há um caminho bem definido – Jesus e sua Palavra… princípios…
  • Então não posso concordar em abrir mão de tudo em nome do “Quero ser feliz”!!
  • Jovens que abrem mãos dos princípios para escolher seus futuros cônjuges.
  • Homens e Mulheres que mentem, sonegam, para “prosperarem” em seus trabalhos.
Não podemos viver nossas vidas levando em conta apenas os 70 anos em média que temos p/ viver!
  • Ml 3.13 – As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti?  Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?  Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam. Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos; poupa-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve.  Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.
[Por Pr. Eduardo e Cidinha Corcini]

Nenhum comentário:

Postar um comentário