segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

As obras da carne #20

A Bíblia nos mostra que mesmo após termos nascido de novo, há uma luta constante travada em nosso interior. É a luta entre a nossa carne e o Espírito Santo de Deus que habita em nós.

"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis." Gálatas 5:16-17

Podemos dizer que a carne (no grego = SARX) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão mesmo após a sua conversão. Essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada todos os dias pelo poder do Espírito Santo.

1-
"Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
E vos renoveis no espírito da vossa mente;
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade." Efésios 4:22-24
O mal não está somente ao nosso redor, está também dentro de nós, que, antes de conhecermos ao Senhor Jesus, vivíamos segundo o "velho homem".

2-
"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." João 19:30
Quando Jesus disse: "Está consumado", abriu o caminho para que nós não vivêssemos mais sob o  domínio do pecado.
"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado." Romanos 6:6

3-
Como podemos então, despojar-nos do velho homem?

-Não Apresentando os nossos corpos ao pecado.
"Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça."
Romanos 6:12-14


Não facilitar as velhas práticas. Evitar sair aos lugares em que sabe que é difícil de se controlar, não andar com pessoas que querem te puxar de volta. Cuidado com os lugares e as amizades.

-Fazendo morrer, pelo Espírito Santo, as obras da carne.
"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." Romanos 8:13
"Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;" Colossenses 3:5

Tomar decisões pela vontade de Deus.
(nota: Podemos colocar aqui um exemplo na qual se encaixa muito bem. Temos dois cachorros, um alimentamos dando carinho, brincando com ele. E o outro desprezamos, deixamos passar fome. Durante um tempo o primeiro cachorro estará forte e saudável. E o segundo estará fraco, se não morrer tão cedo. Da mesma forma é a Carne e o Espírito, a quem nós alimentarmos, darmos cuidados, mais atenção será mais forte que o outro e sempre vencerá. A quem você tem alimentado?) [Vitor Campos]

-Manifestando o fruto do Espírito em nossas atitudes.
"Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei."
Gálatas 5:20-23


-Permitindo que o Espírito Santo renove o nosso homem interior diariamente.
"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." 2Coríntios 4:16

Isto é feito através de uma vida de oração. Quantas vezes você ora ao dia? Como tem sido seu tempo com Deus? Quanto tempo você tem reservado a Ele? Seja sincero consigo mesmo!

[Por Pr. Davi e Mônica de Sousa]

Nenhum comentário:

Postar um comentário