quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Parábola do Filho Pródigo #32

Em Lucas capitulo 15 a partir do verso 11, vemos a parábola do Filho Pródigo contada por Jesus aos publicanos e "pecadores".
Já de começo no vs. 12 mostra a liberdade que temos com Deus em pedir a Ele e ainda receber.

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?"
Mateus 7:7-11


Depois no verso seguinte vemos a irresponsabilidade do filho desperdiçando tudo com coisas fúteis.

Deus nos deu um grande poder, o poder da escolha, tomar as decisões e viver em cima dos resultados delas, nos permitindo mudar o futuro, aquilo que seremos. Mas esse poder usado com nosso próprio entendimento só nos causará  problemas e mais problemas, e sabendo disso Deus nos diz em sua Palavra:
"Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido;
Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento."
Provérbios 5:1 e 2
E dessa forma usaremos o poder da escolha com grande êxito, pois o filho pródigo não soube usá-la, tanto que passou necessidades (vs.14). Muitos chegam a ser humilhado como ele também foi. (vs.15 e 16).
Logo adiante o filho pródigo cai em si e volta para casa de seu pai. No verso 20 notamos a atitude do pai ao rever o filho, e seguindo até o verso 24 ele demonstra muita alegria.

A questão é que muitos erros que cometemos por escolhas erradas é devido a falta de sabedoria, de negar conselhos e agir precipitadamente, e mesmo com essas nossas atitudes o nosso PAI nos acolhe com grande carinho, misericórdia e alegria, sempre disposto a ajudar, ou seja, algumas tribulações que vivemos são criadas por nós mesmos. O filho pródigo parou para refletir sobre a situação em que se encontrava, reconheceu, se humilhou, voltou atrás e pediu perdão. Nós as vezes nem isso fazemos, erramos e transferimos a culpa, nas circunstâncias,  no inimigo, nas pessoas, e até mesmo em Deus, tentando desta forma justificar nossa escolha. Na verdade precisamos reconhecer que somos nós o problema, que precisamos aprender a não ser independentes como foi o filho pródigo. Deus nos dá livre arbítrio, mas eu tenho que fazer escolhas certas, pois como diz a Palavra de Deus em Gálatas 6:7 "o que o homem semear isso também colherá." 
"Escolha pois a vida..." Deuteronômio. 30:19

[Por Vitor Campos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário